segunda-feira, 4 de abril de 2011

Escultura

Na escultura barroca a ilusão de movimento era obtida por meio das curvas, dobras das roupas e poses dramáticas desenvolvidas com a combinação cuidadosa de massa e espaço, onde predominavam o uso do dourado nas vertes.
A escultura foi um importante papel para a complementação da arquitetura reforçando a emotividade e a criatividade das igrejas da época.As esculturas em mármore procuravam destacar as expressões faciais e características individuais.
 A Itália tem seu primeiro exemplo relevante na Santa Cecília de Stefano Maderno. O gosto pelo curvilíneo, e a dramaticidade são características que se refletem em seus primeiros trabalhos. Todavia foi Gian Lorenzo Bernini, quem dominou a escultura barroca em Roma, arquiteto e escultor foram durante mais de dois séculos desprezado pelos acadêmicos e classicistas e considerado o melhor exemplo do mau gosto e da monstruosidade artística até a reabilitação do estilo barroco no século XX, quando voltou a ser reconhecido como um dos maiores escultores e arquitetos de todos os tempos. Assim dedicou-se exclusivamente a projeção da Igreja Católica, na Itália. Sendo o predileto dos papas para quem criou as esculturas mais belas do Vaticano, onde a principal característica de suas obras é o realismo.
Observe a primeira figura,escupida por Michelangelo no período renascentista essa obra de arte mostra um Davi calmo.Não parece que o inimigo Golias esta á vista.Já a segunda figura escupida por Bernine periodo barroco Davi parece ter avistado Golias demostrando tensão  .Caracteristicas típicas do estilo barroco.




Baldaquino de Bernini (1633) sobre o altar papal.
Basílica de São Pedro, Vaticano.


Logo, assim como a pintura e outros estilos artísticos barrocos a escultura espalhou-se por outros países como Portugal destacando-se por suas famosas obras os escultores Machado de Castro e António Ferreira.
No Brasil a decoração da igreja barroca foi primeiramente esculpida na tradição portuguesa chamada “talha” (objetos esculpidos à madeira), na escultura barroca brasileira tornou-se célebre o Antonio Francisco Lisboa filho de um grande arquiteto português e de uma escrava mulata.Este recebeu do pai as primeiras lições de arquitetura.
Até os 50 anos, era um homem saudável e um dos artistas mais respeitados do seu tempo. Atacado por uma terrível doença ficou conhecido como Aleijadinho. Suas mãos eram tão deformadas que o cinzel tinha que ser amarrado ao que restava dos dedos .Assim ele trabalhou em uma de suas obras mais famosas,o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. O escultor reproduzia seres e objetos nunca vistos. Assim, tinha de confiar em sua imaginação para esculpir elementos baseados em gravuras européias. 


Outro grande escultor barroco é Valentim da Fonseca e Silva filho de um fidalgo português e uma mulata, (estudou em Portugal. Artista mulato, que trabalhou durante a ultima fase da escultura religiosa colonial do Rio de Janeiro. Valentim misturava em suas obras o estilo barroco e rococó surgido em meados do século XVIII,na França. No geral as decorações tinham poucas curvas, eram menos enfeitadas e não tinham relações com temas religiosos. Esse estilo orientava as modernas decorações profanas dos palacetes. As proporções eram reduzidas, mais leves e delicadas que a arte barroca.
Caçador Narciso e  ninfa Eco, criadas pelo Mestre Valentim  










Nenhum comentário:

Postar um comentário