terça-feira, 5 de abril de 2011

Música Barroca

A música barroca substituiu o estilo renascentista após o século XVII e dominou a música européia até cerca 1750. Era elaborada e emocional, ideal para integrar-se a enredos dramáticos XVIII. Os concertos de Vivaldi e numerosas obras de J.S. Bach são típicos desse período. Outro grande musica barroco. que podemos destacar é Georg Friedrich Haëndel que desenvolveu-se na Inglaterra, compôs peças musicais de vários gêneros, mas sobretudo grande número de oratórios, onde seu estilo se caracteriza pela grandiosidade
Bach
 A ópera era a mais importante novidade em forma musical, seguida de perto pelo oratório. De início a palavra barroco era usada para designar o estilo de arquitetura e da arte do século XVII. Mais tarde, o termo passou a ser empregado pelos músicos para indicar o período da história da música que vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750.
Durante a música barroca, os compositores e intérpretes fizeram mudanças indispensáveis na notação musical, e desenvolveram técnicas novas instrumentais, assim como novos instrumentos tais como o órgão e o cravo.

Musica Vocal:
La Dafne de Jacopo Perí i e Eurídice são reconhecidos como os compositores das primeiras óperas. Entretanto, é com Cláudio Monteverdi (1567-16430) que a ópera adquire forma e grandiosidade. Por isso é atribuída a ele a sua criação com Orfeu  escrita no ano de 1607. 
Orfeu

Monteverdi

Mar sob o céu
Cidade na luz
Mundo meu canção que eu campus
Mudou tudo agora é você

A minha voz que era da amplidão
Do universo, da multidão
Hoje canta só por você

Minha mulher
Meu amor
Meu lugar
Antes de você chegar
Era tudo saudade
Meu canto mudo no ar
Faz do seu nome hoje um céu
Da cidade

Lua no mar
Estrelas no chão
Aos seus pés entre as suas mãos
Tudo quer alcançar você
Levanta o sol do meu coração
Já não vivo nem morro
em vão
Sou
mais eu porque sou você

Minha mulher
Meu amor
Meu lugar
Antes de você chegar
Era tudo saudade
Meu canto mudo no ar
Faz do seu nome hoje um céu
Da cidade

Lua no mar
Estrelas no chão
Aos seus pés entre as suas mãos
Tudo quer alcançar você
Levanta o sol do meu coração
Já não vivo nem morro
em vão
Sou
mais eu porque sou você
.  
·        Opera: A Ópera é uma peça teatral em que os papéis são cantados ao invés de falados. A ópera de Monteverdi possuía uma orquestra formada de 40 instrumentos variados, inclusive com inclusive com violinos, que começavam a tomar lugar das violas
·        Oratório:nascido na mesma época da ópera, o Oratório é outra importante forma de música vocal barroca. O oratório é um tipo de ópera com histórias extraídas da Bíblia. Com o passar do tempo os oratórios deixaram de ser representados e passaram a ser apenas cantados. Os mais famosos oratórios são os do compositor alemão Handel  (1685-1759), do início do século XVIII: Israel no Egito, Sansão e o famoso Messias e muitos outros.

Música para memorizar

Musica Instrumental:
 Durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à da música vocal. A orquestra passou a tomar forma O aperfeiçoamento dos instrumentos de cordas, principalmente os violinos, fez com que a seção de cordas se tornasse uma unidade independente. Os violinos passaram a ser o centro da orquestra, ao qual os compositores acrescentavam outros instrumentos: flautas, fagotes, trompas, trompetes,e tímpanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário