sexta-feira, 8 de abril de 2011

Literatura



Em sua estética, o barroco revela a busca da novidade e da surpresa; É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado,então vivia buscando a salvação.A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hiperbóles, metáforas ,anacolutos , antítese e paradoxo. Ex:
Antítese:
Sermão Sexagenista de Pe.Antônio Vieira
(....)Se de uma parte está Branco a outra há de estar Negro, se de uma parte está Dia, da outra há de estar Noite,se de uma parte dizem Luz,da outra hão de dizer Sombra (...)
Paradoxo:
Poesia Gregório de Matos
Andor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derremados;
Incêndio em mares de água desfarçado;
Rio de neve em fogo convertido(...)
A literatura barroca se realiza,basicamente por duas correntes:O Cultismo e o Conceptismo .
O cultimo caracteriza pela exploração dos aspectos plásticos e sensoriais do ser ou fenômeno, tais como sua forma , som,cores contornos,volume, movimento, odores,matéria, textura, etc.O cultismo alimenta a fantasia na busca de novas imagens e sensações.Por isso seu uso mais intenso ocorre na poesia. Um exemplo de estilo Barroco cultista pode ser observado neste soneto de Gregório de Matos
Pintura admirável de uma beleza
Vês esse Sol de luzes coroado?
Em pérolas a Aurora convertida?
Vês a Lua de estrelas guarnecida?
Vês o Céu de Planetas adorado?
O Céu deixemos; vês naquele prado
A Rosa com razão desvanecida?
A Açucena por alva presumida?
O Cravo por galã lisonjeado?
O conceptismo, pelo contrário é um processo que busca
conhecer as em coisas na sua essência intima trabalhando com as idéias. Explora os significados das palavras usa e abusa da inteligência, e do raciocínio.Por isso ocorre na prosa.Nosso principal escritor barroco conceptista foi Pe.Antônio Vieira.Um exemplo claro de conceptismo pode ser observada,por exemplo neste trecho retirado de um dos seus Semões. 
“Que Demócrito não se risse, eu o provo; Demócrito ria sempre. Logo, nunca ria. A conseqüência parece difícil e é evidente. O riso, como diz os filósofos, nasce da novidade ou da admiração, cessa também o riso; e como Demócrito se ria dos ordinários desconcertos do mundo, e o que é ordinário se vê sempre não podendo causar nem  admiração nem novidade, segue-se que nunca ria, rindo sempre, pois não havia matéria que motivasse o riso.”
Obs.: É importante, porém, observar que o cultismo e o
conceptismo podem ambos, ocorrerem tanto na poesia quanto na prosa e os dois podem ocorrer conjuntamente num mesmo texto.
 As principais características da literatura barroca são:
1-Culto dos contrastes.(presença da antítese).
[claro/escuro vida/morte
tristeza/alegria]                            2-Pessimismo 
3-Intensidade;(presença da hipérbole)                                                                                            4-Linguagem muito rebuscada
Outra grande característica da Literatura Barroca é a utilização do termo Carpe diem que se resume na consciência que o homem têm de que a vida é passageira e que por isso deve pensar na salvação espiritual. Todavia ao mesmo tempo sente o desejo de gozá-la antes que acabe,o que resulta num sentimento contraditório,já que gozar a vida implica pecar,e, se há pecado não há salvação.

               Vídeos relacionados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário