domingo, 3 de abril de 2011

Piintura


A expansão e o fortalecimento do protestantismo fizeram com que os católicos utilizassem a pintura como um instrumento de divulgação da sua doutrina Os artistas barrocos queriam despertar as emoções do observar e envolve-lo com sua arte. As pinturas, com os contrastes de luz e sombra, de certa forma representavam os sentimentos do autor na obra, além assemelhar-se a cenas teatrais. As figuras retratadas emocionavam e atraiam o espectador. Em vez de modelos idealizados de beleza, os artistas usavam pessoas reais, eles também utilizavam truques ópticos que davam ilusão de movimento. Tanto as figuras quanto os desenhos arquitetônicos eram pintados de forma a dar ilusão se perspectiva,isto é, a impressão de que os objetos e as pessoas estavam em movimento.Outra notável característica é no modo que as pinturas barrocas haviam sempre um lada mais enfatizado do que outro.
Um dos primeiros e melhores artistas da pintura Barroca foi Caravaggio.Nascido em Lombardia,Itália fica órfão aos 11 anos e aprende a pintar .Logo depois se muda para Roma onde trabalha para pintores menos experientes.Em 1608 é acusado de assassinato foge por mais de dois anos onde durante essa época suas obras estão às melhores de sua carreira refletindo seu estado mental. Algum tempo depois morre de febre na praia de Porto Ercole, na Toscana.
A vocação de São Mateus
                                            O Tenebrismo

                                          
Outro grande pintor foi Jhoannes Vermmer . Pintor Holandês criador de um dos quadros mais famosos da pintura Barroca: A garota do brinco de perola.
 A pintura barroca no Brasil se destacou de diversas formas, uma delas eram as decorações para o teto de uma igreja ou convento que consistia em entalhar,esculpir molduras em caixotões de marcenaria,revestindo com eles o teto.Dentro dessas molduras poderiam ser colocadas os painéis com figuras, de preferência de santos.
Geralmente a pintura era feita sobre a tábua do forro que predominava nas igrejas brasileiras.Conforme a religião brasileira, variava a ênfase dada aos desenhos arquitetônicos,ora se ressaltavam as as colunas e arcos,ora as figuras.Este dependia do realce dado a ilusão espacial ou simplesmente aos elementos decorativos.


Teto da sacristia da igreja do Carmo,Salvador,BA


 Uma outra alternativa para as Pinturas teve origem nos azulejos decorativos trazidos  de Portugal que freqüentemente embelezavam a sacristia das igrejas .Outro tipo de pintura encontrado nas igrejas é chamado de ex-votos,manifestações artísticas populares que registravam milagres ou promessas feitas aos santos.Algumas vezes eram pintados pelo próprio fiel ou encomendados a artistas populares de comunidade.Essas eram freqüentemente colocadas aos pés da imagem religiosa.





Pintura com ex-voto em agradecimento á vida salva

Um  grande  e importante pintor genuinamente brasileiro barroco é Manuel  da Costa Ataíde nascido em Mariana,MG(1762-1837). Seu primeiro trabalho conhecido é a encarnação de duas imagens de Cristo para o santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinho.
Este pintou anjos mulatos e madonas mestiças.Decorou obras arquitetônicas em cores tropicais,preferindo amarelo,azul-claro e vermelho-claro. Recebeu atestado de professor das artes da arquitetura e pintura em 1821 e inclusive realizou diversas obras com Aleijadinho.

Interior da Igreja de São Francisco de Assis,
em Ouro Preto (MG), projetada por Antônio
Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
A pintura no teto é de Manuel da Costa Ataíde
 Teto da igreja de São Francisco de Assis,Ouro Preto,MG


Seus grandes trabalhos incluem os tetos em que o efeito artístico causa impressão de movimento,como na igreja de São Francisco de Assis,em Ouro Preto. Uma madona mulata,muito parecida com a namorada de Ataíde, parece estar subindo aos céus, acompanhada por dúzias de anjos mulatos. Acredita-se que o anjo aos pés de Maria seja uma alusão a Aleijadinho. Ele está colocando o caibro de aleijado aos pés da Virgem. Como Ataíde também era músico,pintava os anjos musicais com muitos detalhes.

Sua última obra conhecida é a "Ceia"(concluída pouco tempo antes de morrer), do salão nobre do antigo Colégio do Caraça, salva do incêndio que destruiu o local em 1968.
 Ceia, Ataíde

Nenhum comentário:

Postar um comentário