sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prosa

      Na prosa brasileira destaca-se a figura do Padre Antônio Vieira, modelo da prosa clássica portuguesa, que tinha intenções assumidas de intervir na vida pública, desejo esse que marca as suas cartas e sermões. 
Seu interesse maior era a catequese dos índios. Para isso aprendeu suas línguas e percorreu por 5 anos as aldeias indígenas na Bahia,pregando para os nativos.Tal interesse o fez defender os índios do cativeiro, provocando a raiva dos colonos que queriam escravizá-los no trabalho da lavoura e das minas.Os seus textos oratórios revelavam uma  grande  argumentação e a procura de efeitos de surpresa, entusiasmo e espanto sobre o auditório, quer se tratasse de
questões morais ou políticas e sociais. Sua genialidade no manuseio das palavras transformou-o no maior prosador e orador de língua portuguesa do século XVII.
Suas principais obras são :
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda:No qual o orador discute com o próprio Deus, acusando-o de não estar ajudando  os portugueses na luta contra o invasor portugûes na luta contra o invasor holandês  
Sermão de Santo Antônio:Em que dirigindo-se aos peixes,alegoriza a questão da escravização dos índios, a qual era contrário.
Sermão do Mandato:No qual desenvolve o tema amor místico e divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário