sexta-feira, 8 de abril de 2011

teatro



Moliére

 O teatro barroco teve sua época de esplendor na chamada era elisabetana na Inglaterra, e no período neoclássico francês. No terreno narrativo, os novelistas preocupavam-se em revelar a sociedade de forma mais realista e sempre crítica. Quando falamos em Barroco em teatro, podemos associar o termo Classicismo. Ao contrário das Artes Visuais, o Teatro Barroco não é um estilo inicialmente voltado ao cristianismo, como algumas pinturas por exemplo. (Esse período do teatro é uma época em que as tragédias gregas são muitos valorizados), por várias vezes são feitas releituras literalmente.
O teatro barroco reage contra o materialismo renascentista e a Reforma protestante. Reflete o espírito da época: atormentado, tenso e pessimista. A linguagem, sóbria em princípio, torna-se muito rebuscada.Na França se destacam as peças de Pierre Corneille (1606-1684) e Jean Racine e principalmente as  comédias de Molière que mostram tipos que simbolizam as qualidades e os defeitos humanos
Pe.José de Anchieta


O teatro no Brasil destaca-se principalmente a figura do padre José de Anchieta escritor de criativas peças teatrais encenadas pelos índios a fim de que compreendessem o catolicismo .Do teatro mineiro preserva-se algumas peças de Claudio Manuel da Costa como  “O Parnaso Obsequioso”.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário